Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Guias de turismo são recepcionados ao som e dança do marabaixo


Mais de 40 guias de turismo que vieram de Recife (PE) para participar do XXXII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR) foram recepcionados ao som e dança do marabaixo, no Aeroporto Internacional de Macapá, na tarde deste sábado, 12. Mesmo sem conhecer o ritmo do folclore amapaense, os guias de turismo ensaiaram alguns passos e foram envolvidos pelos dançarinos que os colocaram na roda, numa animada batucada de boas-vindas.

O evento, que terá como tema “O guia de turismo como agente de integração de culturas”, será realizado no período de 16 a 20 de maio, no Ceta Ecotel. O CBGTUR é uma realização da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fnagtur) e Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singtur), com o apoio do Governo do Estado do Amapá.

Mais congressistas vindos de todo o país e representantes de outros países, em especial os da América Latina e Guiana Francesa, estão sendo aguardados. A organização prevê a participação de 600 congressistas. Uma longa e intensa programação de visitação foi organizada.

Neste domingo, 13, irão visitar Laranja do Jari com retorno a Macapá no dia 14, de onde seguirão, dia 15, para Ferreira Gomes. “A nossa meta era conhecer também a Guiana Francesa. Mas, as dificuldades burocráticas adiaram este sonho”, lamentou Maridelia da Silva Licarião de Miranda, coordenadora do grupo GM Turismo, de Recife.

Ela diz que as expectativas para este congresso em Macapá são promissoras, por ser uma região no extremo Norte do país e com grandes belezas naturais, Rio Amazonas, Marco Zero do Equador e exuberantes paisagens amazônica, poucos divulgadas no Brasil e no exterior. “Queremos conhecer para avaliar como incluir o Amapá neste roteiro turístico nacional”, comenta Maridelia Miranda.

O Congresso Nacional anterior ocorreu em Aracaju (SE), este ano será em Macapá e o próximo em Curitiba (PR). Edyr Campos Pacheco, da Agência Bia Tur, e a presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur/AP) também estão motivados e acredita que bons frutos nascerão deste encontro.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singtur), Obde Ferreira Gadelha, diz que este evento só está sendo realizado graças a sensibilidade e a visão do empreendedorismo do governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe, que acredita que o turismo pode ser a redenção econômica deste Estado, pela localização geográfica e por ser o Estado mais preservado do país e com grandes cenários turísticos naturais.

Ela agradece ainda a participação do Sebrae, Senac, Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), prefeituras de Laranjal do Jari e Ferreira Gomes, Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abavi), Sindetur/AP, Associação dos Oficiais da Polícia Militar (AOPM), Associação dos Artistas Plásticos do Amapá ( Amart), Poroc Turismo, Artes e Brindes, chocolate com Tapioca, A Preferida e outras entidades que constam como apoiadoras do evento.

“Temos que incentivar a empresa privada a investir e acreditar no sucesso de eventos semelhantes, que projetam o Amapá para o Brasil e o mundo. Eles são peças importantes para a realização deste Congresso”, enfatiza Obde Gadelha.

Fonte: Correa Neto